Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de julho de 2013

As múltiplas faces da natureza evolutiva

Palavras santas extraídas do livro do Bhagavad Gita, o livro dos hindús...sabedoria milenar, orignais em sânscrito...

"Aqueles que adoram aos semideuses nascerão entre os semideuses; aqueles que adoram a fantasmas e espíritos, nascerão entre tais seres; aqueles que adoram aos antepassados, irão ter com os antepassados; e aqueles que Me adoram viverão comigo".
Os três modos da natureza da alma:
"O modo da bondade condiciona a pessoa à felicidade, a paixão condiciona a pessoa aos frutos da ação, e a ignorância à loucura".

"Ó filho de Bharata, às vezes o modo da paixão se torna proeminente, subjugando o modo da bondade. E às vezes o modo da bondade subjuga a paixão, e há outras vezes em que o modo da ignorância subjuga a bondade e a paixão. Dessa maneira há sempre competição pela supremacia".

"Quando a alma corporificada morre no modo da bondade, ela alcança os planetas superiores puros, onde moram os grandes sábios".

"Quando a pessoa morre no modo da paixão, ela nasce entre aqueles que se ocupam em atividades fruitivas; e quando morre no modo da ignorância ela nasce no reino animal".
"Agindo no modo da bondade, a pessoa se purifica. Trabalhos feitos no modo da paixão resultam em sofrimento, e as ações realizadas no modo da ignorância resultam em tolices".

"Aqueles que estão situados no modo da bondade ascendem gradualmente aos planetas superiores; aqueles que estão no modo da paixão vivem nos planetas terrestres; e aqueles que estão no modo da ignorância caem nos mundos infernais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário